quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PROFESSORAS DE HISTÓRIA DA UNIDADE UNIC - NOVA OLÍMPIA-MT
PARTICIPA DE INTERCÂMBIO CULTURAL NA BOLIVIA.


As Professoras de História Sônia Martins de Araújo, Catarina Gomes Falanque e Jacira da Conceição participaram pela segunda vez de um Intercâmbio Cultural entre Brasil e Bolívia nos dias 01/07/2010 a 06/07/2010, promovido pela Universidade de Cuiabá (UNIC). O objetivo do grupo foi desenvolver um estudo sobre As Missões Jesuítas nas cidades de San Matias, San Ignácio de Velasco, Santa Ana, San Rafael e San Miguel, todas no território da Bolívia. Nestes locais visitamos quatro das sete igrejas que foram construídas através das Missões Jesuítas de Chiquitos e que são tombadas pelo Patrimônio Cultural da Humanidade através da Unesco. No entanto, seis igrejas estão na Bolívia e uma no Brasil na cidade de São Miguel - Rio Grande do Sul.
Essa pesquisa teve como finalidade fazer um estudo nas sete igrejas pertencentes ao patrimônio.
As Missões dos Jesuítas na Província de Chiquitos, na Bolívia, são as únicas ainda conservadas e que funcionam como local de orações em toda América do Sul. O País é o único em que a população ainda reproduz tradições da companhia de Jesus; a arquitetura das igrejas é barroca, com expressões da criatividade indígena, com pinturas, murais, esculturas, colunas e altares detalhados em ouro e prata.
Assim, a atividade nos proporcionou um contato com culturas e costumes diferentes.
Sendo assim, agradecemos à compreensão e o apoio da Secretária de Educação Maria Aparecida Cassatte de Carvalho e da Secretária de Ação Social Lindinalva Matias de Almeida.

Sônia Martins de Araújo
Licenciada em História

Nenhum comentário:

Postar um comentário