quarta-feira, 22 de abril de 2009

Foi realizada no dia 08 de abril de 2009 na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, a oficina “História de Nova Olímpia e oralidade” ministrada pelo Professor Ms Célio Marcos Pedraça. A referida atividade foi promovida pelos acadêmicos do curso de História da Universidade de Cuiabá – UNIC. O seu principal objetivo foi a realização de entrevistas com personagens novolimpienses pelos acadêmicos do curso de História, tendo sido contemplados os seguintes temas – Fundação do município de Nova Olímpia, migração e educação.

Entre os entrevistados estiveram presentes as professoras Creuza, Marinhinha e Fátima, que entre outros aspectos, falaram sobre a criação da primeira instituição escolar de Nova Olímpia, no caso, a escola Wilson de Almeida, bem como, sobre as dificuldades e as vitórias obtidas na área durante suas longas trajetórias de vida profissional.

Sobre a migração foram entrevistados o Senhor Hortêncio Borges, um dos primeiros moradores da cidade, que aqui se encontra desde o ano de 1957, o trabalhador alagoano José Carlos e Suzana Passarela, filha de um dos “fundadores” de Nova Olímpia. Suas contribuições foram imensas, e os que lá estiveram presentes foram presenteados com fantásticas histórias sobre o nosso município, com relatos emocionantes de como aqui chegaram, ou mesmo, puderam presenciar verdadeiras declarações de amor e orgulho no que diz respeito à formação de Nova Olímpia, como foi o caso de seu Hortêncio que diz se orgulhar de ser o pai da primeira menina nascida na cidade.

No que diz respeito à fundação de Nova Olímpia os entrevistados foram o atual sub-secretário de Educação Irio Priebi, que inclusive já escreveu um livro sobre a História de Nova Olímpia, o senhor Armindo e a senhora Antonia, conhecida como dona toninha. Os entrevistados falaram sobre como era Nova Olímpia em seu começo, suas festas, religiosidade e principalmente sobre as dificuldades enfrentadas nestes primeiros tempos.

Por fim, deve se dizer ainda, que os discentes do curso de História da Universidade de Cuiabá – UNIC, bem como o professor Célio Marcos Pedraça, destacaram ainda e fizeram questão de agradecer, a importante participação do Prefeito Ari Candido Batista, que inclusive, se fez presente e todos os entrevistados da noite.

Um comentário:

  1. Nova Olímpia precisa disso mesmo futuros Histotiadores mostrar sua cara através de pessoas que a ajuadaram crecer parabéns abraçõs.

    ResponderExcluir