terça-feira, 28 de abril de 2009




IGREJA NOSSA SENHORA ROSARIO E SÃO BENEDITO CUIABÁ-MT
PATRIMONIO HISTÓRICO.

TURMA DE HISTÓRIA DE NOVA OLÍMPIA MT, NA CALÇADA DA IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSARIO E SÃO BENEDITO


O calçamento atual, no adro da igreja, é de tijolos cerâmicos e, à beira de suas paredes, pedra-cristal entremeada de grama. A calçada ao nível da rua possui calçamento de ladrilho hidráulico, assim como o primeiro lanço da escada frontal. Os lanços seguintes são de tijolos, com arremate de pedra-canga. Ao subir as escadas, chega-se ao adro, que possui peitoril balaustrado e um cruzeiro (uma cruz latina de madeira) defronte à porta principal da igreja.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é uma igreja católica localizada em Cuiabá, capital do estado brasileiro de Mato Grosso.
A igreja é um dos marcos de fundação da cidade de Cuiabá, tendo sido construída em arquitetura de terra em torno de 1730, próximo às águas do córrego da Prainha, em cujas águas Miguel Sutil descobriu as minas de ouro que impulsionariam a colonização da região. Sua fachada, de grande simplicidade, é típica da arquitetura colonial brasileira e esconde a decoração barroca-rococó nos altares do interior, com rica talha dourada e prateada, única com esses detalhes no país. Construída inicialmente com a técnica da taipa de pilão, , com arquitetura colonial. Tombada em 1975 pelo IPHAN, em 1987 pela Fundação Cultural de Mato Grosso e incluída no perímetro tombado do Centro Histórico de Cuiabá em 1993, é palco da Festa de São Benedito, mais longa festa religiosa do estado.


O Altar com características barroco-rococó estilo colonia, provavelmente do fim do século XVIII talha dourada, detalhes em ouro e prata (única no país com elementos do gênero)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Foi realizada no dia 08 de abril de 2009 na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, a oficina “História de Nova Olímpia e oralidade” ministrada pelo Professor Ms Célio Marcos Pedraça. A referida atividade foi promovida pelos acadêmicos do curso de História da Universidade de Cuiabá – UNIC. O seu principal objetivo foi a realização de entrevistas com personagens novolimpienses pelos acadêmicos do curso de História, tendo sido contemplados os seguintes temas – Fundação do município de Nova Olímpia, migração e educação.

Entre os entrevistados estiveram presentes as professoras Creuza, Marinhinha e Fátima, que entre outros aspectos, falaram sobre a criação da primeira instituição escolar de Nova Olímpia, no caso, a escola Wilson de Almeida, bem como, sobre as dificuldades e as vitórias obtidas na área durante suas longas trajetórias de vida profissional.

Sobre a migração foram entrevistados o Senhor Hortêncio Borges, um dos primeiros moradores da cidade, que aqui se encontra desde o ano de 1957, o trabalhador alagoano José Carlos e Suzana Passarela, filha de um dos “fundadores” de Nova Olímpia. Suas contribuições foram imensas, e os que lá estiveram presentes foram presenteados com fantásticas histórias sobre o nosso município, com relatos emocionantes de como aqui chegaram, ou mesmo, puderam presenciar verdadeiras declarações de amor e orgulho no que diz respeito à formação de Nova Olímpia, como foi o caso de seu Hortêncio que diz se orgulhar de ser o pai da primeira menina nascida na cidade.

No que diz respeito à fundação de Nova Olímpia os entrevistados foram o atual sub-secretário de Educação Irio Priebi, que inclusive já escreveu um livro sobre a História de Nova Olímpia, o senhor Armindo e a senhora Antonia, conhecida como dona toninha. Os entrevistados falaram sobre como era Nova Olímpia em seu começo, suas festas, religiosidade e principalmente sobre as dificuldades enfrentadas nestes primeiros tempos.

Por fim, deve se dizer ainda, que os discentes do curso de História da Universidade de Cuiabá – UNIC, bem como o professor Célio Marcos Pedraça, destacaram ainda e fizeram questão de agradecer, a importante participação do Prefeito Ari Candido Batista, que inclusive, se fez presente e todos os entrevistados da noite.